Como dou conta de fazer tantas coisas?

 Hora ou outra eu recebo essa pergunta: Fran, mas como você dá conta de fazer tantas coisas assim?

Então para responder essa pergunta… eu decidi fazer uma postagem! Porque são tantos detalhes, sobre isso na minha vida, que fazem muito a diferença para mim. Que inclusive pode até ser útil a alguém quanto às ideias/dicas para, quem sabe, melhorar um pouco a vida e/ou deixar um pouco de lado a escravidão nos padrões. 

Gente, eu tenho técnica para tudo! TUDO! Mesmo!

Desde quando me levanto, até a hora de ir me deitar, eu tento fazer cada coisa da maneira mais rápida e prática que consigo! Sério! Até para pendurar a roupa no varal, que eu a faço de maneira a secar mais rápido, por exemplo, a manter a casa limpa ou fazer algo por mim ou por alguém. Então, tudo mesmo!!

De ecochata biodesagradável para múltiplo ch4t4!! Hehe 

Em um amplo resumo, de tantos milhares detalhes que poderia citar…

Eu vou contar por tópicos, para ficar mais fácil!

São 14. E aí vão:

1. Eu não durmo de pijama todos os dias!

Na maioria dos dias eu já durmo com a roupa que vou usar no outro dia. Mas também claro, eu não ando precisando usar roupas sociais. Aproveito os minutos na cama para me espreguiçar bem, antes de levantar, e só arrumar o cabelo, aquele velho coque de sempre, rs,  e ‘zarpar’ dia. 

2. Eu não tomo banho todos os dias!

Sim! Francesa? Talvez! Rs Econômica? Sempre! Sujinha? NUNCA!!!! Eu uso espumante corporal que é banho a seco. Faço bidê, que sou super à favor e amo. E lavo a cabeça poucas vezes na semana. 

Mas, acredite, nunca estou suja e sempre estou cheirosa, pois eu amo perfumes, eu amo ficar passando cremes nos bracos (puxei vovó, rs), e amo me sentir limpa e cheirando bem. E eu também sou muito adepta dos lenços umedecidos. E também de não ficar tirando a proteção natural da pele e retirando muitas escamas, que é o que ajuda a envelhecer muito mais rápido. E quando tomo banho eu não uso esponja. E ainda uso condicionar de cabelo no corpo, com massagens. Quem me conhece, e repara, sabe que eu tenho a pele muito firme e hidratada ao ponto de ser questionada. Eu sou a pessoa que tem a pele mais dura que você já viu. Hehe
Flacidez? Não conheço! Rs

3. Eu não sofro com roupas!

Vejo colegas de toda parte mostrando aquela pilha de roupas para lavar, para passar e para guardar. Eu não! Aqui em casa fazemos no máximo 2 máquinas por semana, mas na maioria é uma máquina só. Eu aprendi muito com roupas. Houve um bom tempo que aderi a não ter máquina de lavar roupas e lavava tudo com as mãos. Sim, mas não era sofrido não! Afinal, eu sempre tive técnicas! E eu também já aderi ao uso de fraldas de pano nas crianças… Então, definitivamente, eu peguei o jeito para lidar com roupas; eu sei exatamente como lavar bem, como tirar manchas, como pendurar de maneira a secar rápido, e até um esquema para não estar sempre com a mesma roupa… E eu não lavo nada novo, nem sequer uma calcinha nova! Não! Nunca! Eu nunca lavei uma roupinha de recém-nascido após comprar e antes de usar. Isso nem sequer faz sentido para mim! E eu nunca passo as roupas, porque também existem métodos para não ficarem amassadas. E eu só lavo no modo rápido da máquina; 20 minutos. Mas eu não uso os dispensers, eu coloco mais sabão e mais amaciante a olho e dependendo das roupas. E coloco vinagre quando quero amaciar, ou bicarbonato quando quero que limpe melhor.

4. Louça! 

Seja para lavar, guardar ou pegar nos armários, eu não sigo às regras da maioria que conheço. Eu não empilho como a maioria. Eu não sofro tendo que secar toda vez que lavo. Mas eu seco e guardo algumas coisas especificas, para não atrapalhar a ordem do suporte onde ficam as louças secando. E até aí, também, tem uma forma para não cair, não machucar na hora de pegar, e sempre prático e rápido. 
E esse suporte onde a louça fica secando, que chamamos de escorredor de louça, é interessante que aqui no Brasil são quase todos de metal. Porém o metal suja muito mais rápido e geralmente enferruja. Portanto eu não gosto! O meu tem 2 andares mas é totalmente de plástico. Durável para sempre! Mas eu trouxe lá do Japão. E eu amo! Creio que lá eles já entenderam a jogada! Ou será que metal é jogada de marketing, para se comprar outro na marra? Porque um escorredor aqui é caríssimo!

5. Lixos!

Eu continuo fazendo a separação rigorosa dos lixos como se estivesse no Japão. 
Separo tudo! Até abro para lavar certinho, o que me permite ter lixos que nunca fedem me dando mais tranquilidade para jogar quando dá! Jogo de maneira inteligente a não ficar escorrendo ou pingando, por exemplo! Abro todas as embalagens, o que me dá mais espaço e ter que tirar menos vezes na semana! 
E um detalhe importante: eu sempre penso em quem vai abrir, mexer ou cuidar do meu lixo; eu tiro os cheiros que possam enganar os animais a ponto de quererem abrir achando que vai encontrar comida. E também cuido em apertar embalagens, como latas, para evitar que tentem lamber e acabem se cortando. 
Eu embalo bem materiais quebrados e ainda escrevo com canetão vermelho. Enfim… eu trato de cuidar de cada detalhe! 

6. Eu não troco forros de cama toda semana!

A minha vida é assim, um dia após o outro! E como eu não gosto de rotinas, eu sigo a lei da observação. Às vezes já está precisando trocar algumas coisas em casa. Mas às vezes está completamente limpo. Não faz sentido tirar toda segunda, por exemplo! São rotinas desnecessárias e sem sentido algum para mim. Não sigo!

7. O pó da casa, o chão sujo ou sujeira em geral…

Eu não me estresso com isso! Eu sempre reflito: afinal eu vim para este mundo para levar o ouro ou deixar o meu couro? Rs Então eu crio situações que me ajudam a fazer menos vezes a mesma coisa. E exatamente tudo que se trata de limpeza, eu amo! Eu faço rápido e cantando! 
O pó de alguns lugares merece desengordurante, de outros o óleo de peróba (que faz brilhar e evitar colar pó novamente tão rápido), e outros ainda um pano úmido só e depois outro seco (como é o caso dos televisores e/ou eletrônicos). Sujeira interna em eletrônicos, como em cabos ou terminais, se limpa com álcool isopropílico. Maneira rápida e durável!
Eu costumo não fugir da sujeira! Eu me ajoelho, eu agacho, eu vou pertinho! Limpar de qualquer jeito pode acabar com a coluna, com o tempo. Limpar de pé, ou de longe, muitas vezes não se vê muito bem, o que acaba nos fazendo limpar mais vezes. 
Usar produtos inapropriados, pensando somente no cheiro, também!
Usar materiais inapropriados também!!
Eu não torço pano, sou contra! Mas também odeio aquele mop! 

8. Eu só compro coisas úteis e funcionais!

Acho que aqui nem tem muito o que falar, né?!
As pessoas estão acostumadas a comprar coisas bonitinhas e que muitas vezes acabam nem usando. Mas não gastam com materiais bons, para a casa, e que as ajudem de verdade. 

9. Eu tomo banho muito rápido!

Se é para relaxar, eu uso de outros meios!
Pois água quente não faz bem para pele, gasta em desperdício e ainda prejudica o tempo. 

10. Eu só estudo em 2x, e uso muito as técnicas de aprendizagem, esperteza e rapidez. 

Vocês não devem ter uma ideia real do que quero dizer. Mas é sério! Eu realmente tento facilitar em tudo, a minha vida. 
Até para apertar o microondas… eu uso os mesmos números, para não ter que ficar deslizando o dedo para outro número. Rs Sério! É meio minuto? Eu aperto o 30 segundos automático do micro. Porém, se precisa de mais, eu clico 44, 55… a lasanha é 5 minutos? Eu aperto 444, que acaba sendo quase, e sempre acaba dando. 
Aliás dá para se brincar bastante com o microondas! Rs
Bom…
Muitas pessoas não sabem, mas com a perda da memória e com os transtornos mentais, eu adquiri o déficit de atenção. E para me ajudar foi preciso ajustar. 
Então, o método dobro (que é ouvir áudios e ver vídeos em 2x mais rápido) eu sempre segui, desde 2008 ou por aí, que foi a época que aprendi. Funciona sempre comigo! 
Porém hoje eu sou obrigada a usar o método ‘pomodoro’ para quase tudo que irei fazer. 
E a cada alguns bons minutos estudando, e/ou me concentrando, eu faço uma pausa de alguns minutos para fazer outras coisas. 
Isso me ajuda a, saber voltar logo para, me concentrar naquilo que parei, voltando ao “fio da meada” rapidamente. E me ajuda a trabalhar a mente de maneira produtiva ao mesmo tempo que a descanso em equilíbrio. 
Por causa disso acabei adquirindo a habilidade de conseguir fazer muitas coisas juntas, e terminá-las juntas. Fazer muitas coisas ao mesmo tempo. E fazer a maioria das coisas em tempo hábil ou na metade do tempo. 

11. Eu durmo pouco!

Dormir é uma delícia e eu adoro! Porém dormir demais me prejudica! Eu gosto de dormir bem tarde e acordar bem cedo!
Quando começa a escurecer é quando de fato eu começo a funcionar. Mas acordar cedo me faz acreditar que vou ganhar melhor o dia. 
Se eu durmo mais que 5 ou 6 horas, eu já não rendo mais dormindo; começo a ir ao banheiro tantas vezes, que já me atrapalha demais e me faz mais cansada. 
Então, eu procuro dormir bem, pouco e profundo. 
Mas sempre antes de dormir eu faço a técnica de desligamento; que me permite apagar um pouco o meu dia anterior para recomeçar no dia seguinte. E também como forma de proteção para evitar os transtornos da mente. 
É até interessante, mas quando eu estava transtornada eu não sonhava mais, era zero! Mas desde que estou estável, eu só sonho resolvendo os problemas e que estou voando (isto é o que mais sonho, é uma habilidade tão clara para mim, que não sei porque mas ainda acredito que vou voar um dia hehe). 

12. Estou sempre me desafiando a fazer mais rápido!

A ambidestria é uma conquista! E não se trata apenas em escrever com as duas mãos. Ambi vem do latim ‘ambos’. Que se trata de ter habilidades com ambas as partes do corpo, tanto mãos quanto pés ou quaisquer outros membros, sendo eles superiores ou inferiores. 
E sim, é possível, basta querer!
Isso pode adiantar muitas coisas; utilizando ambos os membros juntos. 

13. Eu não mudo as coisas de lugares!

O que eu faço é aprimorar! Às vezes descobrindo novas formas de uma coisa permanecer ali. Porém quando eu encaixo um móvel, ou até coisas móveis, e isso funciona, eu não mexo mais. E todos da casa vão encontrar ali. Sempre. 
O que pode acontecer, é você chegar até essa coisa e perceber que a forma como ela foi colocada melhorou. Porém vai sempre estar tudo ali. 
E isso ativa uma nova habilidade mental, que é encontrar o que precisa até de olhos fechados ou no escuro. Eu faço muitas coisas no escuro! Rs 

E 14. Objetividade!

Eu já briguei demais nessa vida! Demais, demais!
E como eu acredito que nada é por acaso e tudo é aprendizado, eu fui aprendendo a lidar com as pessoas não importando a etnia ou religião ou o perfil que for. 
Eu sempre fui subversiva, sempre!
E sempre abraçava causas polêmicas!
Porém tudo isso me ajudou muito a chegar até aqui, na pessoa que sou hoje. 
Então eu realmente tirava um tempo para responder e tentar explicar as coisas para todo mundo. E me ajudou muito! Nada foi perdido!
Hoje eu procuro ser o máximo objetiva em tudo, desde de fazer alguma coisa como cozinhar, até conversar com as pessoas seja o assunto que for. 
Hoje eu já aprendi bastante como posso ser objetiva em tudo o que vou fazer. E conseguir mais, explicar as coisas conforme o perfil de cada um. Ir mais direto ao ponto. 
Isso me poupa tempo, estresse e inutilidades. 
As pessoas gostam da lógica! A lógica não precisa de muitas explicações, só precisa ser apresentada. 
E, com o tempo, eu me tornei uma pessoa extremamente lógica!

Gente, vocês não tem ideia, mas eu faço curso para tudo!
Eu faço curso de limpeza, de costura, de organização… enfim… de educação em todas os âmbitos e áreas possíveis. Eu realmente tiro um tempinho para evoluir em tudo quanto é lado! 
E por isso eu faço tudo com alegria. Porque fazer da maneira certa, traz vontade de fazer. E isso seja no que for. 

Concluo admitindo que não sou de rotina e nem nunca fui!
Não curto rotinas!
Eu tenho rotina com as coisas que preciso fazer, sigo uma rotina com as coisas da casa e pessoas, e até estimulo as crianças…
Mas isso é somente pensando na organização das coisas, como manter tudo sempre no mesmo lugar. 
Mas os meus dias são bem diferentes um do outro. E é assim que eu gosto! 

E enfim…
Espero ter esclarecido melhor, e ajudado pelo menos um pouquinho! 
Bjox

αઽઽ: Բy 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Summary Fran 2021

Depersonalization

What did I have that I disappeared for almost 3 years?